Foram encontrados 33 registros para a palavra: novembro negro

Nesta quinta (21), sessão solene marcará Novembro Negro em Petrolina

A iniciativa é da vereadora Cristina Costa

Acontece nesta quinta-feira (21), a partir das 9h, na Câmara de Vereadores de Petrolina, a culminância da Exposição Povos de Terreiros e Capoeira e Vivência Angola em alusão ao Novembro Negro. A sessão solene contará com a presença das comunidades de terreiros; haverá apresentação de cânticos em louvor aos Orixás, cantada pelo babalorixá Flávio Júnior, acompanhado pelos atabaques os ogãs; contará com a apresentação da Capoeira de Vivência Angola da Escola Mãe Vitória Roda de Capoeira; apresentações do curta-metragem EJE, produzido pelos acadêmicos da FASJ (Onde Minha Religião Interfere na Sua?) E a exposição com instrumentos musicais, objetos sagrados usados nos terreiros orixás e painel de fotos de terreiros de Petrolina...

SECULTE participa de homenagem a capoeiristas durante Novembro Negro

No próximo dia 22, Dia Municipal da Capoeira, vai acontecer uma homenagem a três capoeiristas da cidade, às 18h, na Câmara de Vereadores de Juazeiro. A ação está dentro da programação do Novembro Negro, que é uma realização da Prefeitura de Juazeiro – através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade – em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial/COMPIR.

A programação do Novembro Negro 2019 está pautada no tema "Juazeiro pelo fim do genocídio da juventude negra". De acordo com informações do Superintendente de Eventos da SECULTE, Naldinho da Silva, a escolha dos capoeiristas homenageados surgiu após reuniões com organização do evento e grupos de capoeiristas.

"Cada representante sugeriu três nomes para uma votação aberta, foram feitas as considerações e defesa de cada nome e assim ficamos com Albânia dos Santos, Diogo Serafim (AIDÊ – Aquela que luta pela liberdade), Mestre Burrinho e Chandley Apolinário Alves (Fay) – In Memorian. Queremos convidar toda a comunidade juazeirense, mas sobretudo os grupos de capoeira da cidade para participar desse evento que fortalece a cultura e identidade de um povo", conclui Naldinho...

Petrolina: Exposição do Novembro negro segue até quinta (21)

Vereadora Cristina Costa é propositora da exposição na Casa Plínio Amorim

Começou nesta terça (19) e vai até a próxima quinta (21), a exposição em alusão ao Novembro Negro na Casa Plínio Amorim. Uma ideia da vereadora Cristina Costa para manter viva a memória dos petrolinenses sobre a importância cultural dos negros no Brasil. Neste período são realizadas várias manifestações culturais e sociais em alusão a data comemorativa a história de lutas e conquistas das matizes africanas e nesta quarta (20) se comemora do Dia Nacional da Consciência Negra. ..

SESAU promove capacitação sobre Anemia Falciforme dentro da programação do Novembro Negro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro/SESAU, em parceria com o Conselho de Igualdade Racial/COMPIR e com o Grupo de Amigos Pais e Filhos com Anemia Falciforme/GAPAF promoveu, sexta-feira (08), um momento de troca de saberes sobre a Anemia Falciforme - um distúrbio que faz com que os glóbulos vermelhos fiquem deformados e quebrem, causando muita dor. A ação integrou a programação do Novembro Negro e teve como objetivo discutir a anemia falciforme entre servidores da rede de saúde do município e a comunidade em geral.

Jean Almeida Lima, do grupo GAPAF, ressaltou a importância desse espaço para sensibilização das pessoas sobre a doença e aprovou a iniciativa da Prefeitura de Juazeiro em dialogar com a comunidade em geral. “Esse é um pontapé inicial para podermos oferecer uma qualidade de vida melhor para os portadores de anemia falciforme que acessam os serviços da rede de saúde municipal”, comemora...

Programação do Novembro Negro deste ano traz como tema ‘Juazeiro pelo fim do genocídio da juventude negra’

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realiza em 2019 mais um ano de programação alusiva ao ‘Novembro Negro’. Desenvolvida com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e diversas instituições parceiras, as atividades já tiveram início com a adesão de Juazeiro à Década Afrodescendente e o curso de formação em Políticas Afirmativas, Comunicação e Direitos Humanos e continuam durante todo o mês de novembro.

As ações voltadas ao ‘Novembro Negro’ acontecem em Juazeiro desde 2013 a partir de um calendário com atividades que buscam fortalecer a identidade do Povo Negro, combatendo o racismo e a intolerância religiosa dando visibilidade também às ações dos povos de terreiro da cidade. Este ano toda a programação se volta para o tema “Juazeiro pelo fim do genocídio da juventude negra”...

UNEB integra programação do Novembro Negro com  a exibição do filme " Travessias Negras"

O Filme "Travessias Negras" é uma série documental em cinco episódios que apresenta história de vida de jovens negras e negros que ingressam na universidade Federal da Bahia, através da política de cotas. 

Com narrativas feitas por seus personagens a trama estimula compartilhar experiências de vida, em especial do mundo universitário. O racismo enfrentado cotidianamente é relatado a partir da experiência familiar e na universidade. A exibição vai contar com a presença da atriz e produtora Daiane do Rosário Silva, que participou das filmagens para discutir sobre o tema proposto no filme com os estudantes. ..

Marcha e desfile foram destaques na programação do Novembro Negro

A I Marcha do Povo Negro de Juazeiro abriu as atividades que trouxeram momentos de reflexão e conscientização acerca das políticas públicas voltadas para o negro. Os grupos ‘Encrespa’ e ‘Quidé Falaê’ animaram a marcha com músicas representativas da cultura negra. “Essa marcha demonstra o esforço coletivo de diversas entidades que diariamente lutam pela afirmação do negro na sociedade. É momento de nos reunirmos e refletirmos sobre os avanços das políticas públicas voltadas para nós negros”, destacou o gerente de Cultura, Ramon Raniere.

Para a secretária Cida Gama, a marcha representa um marco de luta para o povo negro de Juazeiro, que hoje corresponde a 73% da população na cidade. “Somos agentes públicos e temos obrigação de lutar pelo direito do outro. Viemos para as ruas para mostrar que somos todos iguais e que o respeito será sempre o melhor caminho”, afirmou...

SEDES promove mais um “Cine Diversidade” dentro da programação do Novembro Negro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) promoveu nesta sexta-feira (20) no Centro Pop Dom José Rodrigues de Souza mais uma sessão do Cine Diversidade, dessa vez dentro da programação do Novembro Negro que este ano traz como tema “Respeita as pretas”.

O Cine Diversidade, lançado em maio, tem o objetivo de utilizar a linguagem de cinema para difundir as principais ideias relacionadas a gênero, raça, identidade de gênero e sexualidade. A sessão de cinema desta sexta trouxe um dos episódios da minissérie documental “Travessias Negras” que apresenta histórias de vida de jovens negros, que ingressaram através das Políticas de Cotas à Universidade Federal da Bahia. “A receptividade foi muito boa e escolhemos este filme para mostrar a realidade da população negra no país e assim provocar um debate construtivo sobre o tema”, declarou a supervisora da Diversidade da SEDES, Mycaella Bezerra...

Exposição fotográfica abre programação do Novembro Negro em Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) deu início na noite desta quarta-feira (08) à programação alusiva ao ‘Novembro Negro’, realizada com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). A exposição fotográfica “Candaces: Guerreiras Negras do São Francisco” abriu a programação que segue durante todo o mês.

A exposição que conta com a coordenação da professora da Uneb Márcia Gena ficará no Centro de Cultura João Gilberto até o dia 30 e apresenta 33 imagens de importantes lideranças femininas negras da região que têm influenciado e construído novas formas de ver o mundo a partir de seus lugares.  “Nosso objetivo é atualizar as memórias da população e demonstrar que não existem mais amas de leite ou mulher subserviente. O racismo não é possibilidade, ele existe, é premissa e cada um de nós sabe. Cada mulher precisa romper essa estrutura racista que carrega e isso acontecendo já é um passo grande para fortalecer o combate e a luta por igualdade”, ressaltou uma das curadoras da exposição e professora da Uneb, Gabriela Sá...

Programação alusiva ao Novembro Negro terá início nesta quarta-feira, 08

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) inicia na próxima quarta-feira (08) a programação alusiva ao ‘Novembro Negro’, realizada com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). A abertura será às 19h no Centro de Cultura João Gilberto com a exposição fotográfica “Candaces: Guerreiras Negras do São Francisco”.

Também nesta quarta-feira terão início as inscrições para a seleção de modelos negros e negras que participarão de um desfile dentro da programação do Novembro Negro, que acontece no dia 20, Dia da Consciência Negra. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro na sede dos cinco CRAS da cidade, respectivamente, nos bairros Quidé, João Paulo II, Malhada da Areia, Tabuleiro e Itaberaba...

Espetáculo no Teatro Castro Alves e Ações educativas no Trânsito marcarão novembro negro

A abertura oficial do Novembro Negro será realizada na quarta-feira (8), às 19h, no Teatro Castro Alves (TCA) com apresentações do Bando de Teatro Olodum e das cantoras baianas Juliana Ribeiro, Marcia Short, Wil Carvalho, Larissa Luz, dentre outras atrações. O mês marca o período emblemático de mobilizações pelo combate ao racismo, garantia e ampliação dos direitos da população negra.

Ao longo do mês o Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e demais órgãos estaduais, realiza e apoia diversas atividades, tendo como ponto alto o 20 de novembro, instituído como Dia Nacional da Consciência Negra. Na programação de abertura haverá, ainda, assinatura dos termos de colaboração do edital Novembro Negro 2017, que viabilizará projetos da sociedade civil a serem desenvolvidos na capital e no interior, com investimento total de R$ 500 mil...

Programação do Novembro Negro tem Fórum de Promoção à Igualdade Racial a partir do dia 17

O Novembro Negro, uma realização da Gerência de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) de Juazeiro foi lançado na última semana durante a exposição “Negros e Negras, Juazeiro 73% da População Negra (Pretos e Pardos)”, no Centro de Cultura João Gilberto. Na próxima quarta-feira, 17, até 15 de dezembro na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), acontece o Fórum de Promoção da Igualdade Racial em um novo formato.

O Novembro Negro tem a parceria do Conselho de Promoção e Igualdade Racial já em seu quarto ano consecutivo. "Só a partir desse governo do Prefeito Isaac Carvalho é que se tornou possível o diálogo e políticas públicas para a promoção da igualdade racial. Desde 2014 nós criamos um calendário municipal e o I Fórum de Promoção da Igualdade Racial. De lá saíram vários encaminhamentos e nós estamos dando sequência ao que a comunidade negra de Juazeiro deu como prioridade, é um trabalho contínuo”, afirma a Gerente de Diversidade, Luana Rodrigues...

Novembro Negro da Bahia é reforçado com lançamento de edital

Estão abertas as inscrições para o edital Novembro Negro 2016, lançado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). O objetivo é apoiar até 12 projetos com foco na valorização do mês da Consciência Negra, contando com recurso total estimado em R$ 300 mil. O prazo para envio das propostas termina no dia 17 de outubro, conforme calendário publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta (16) e disponível no www.sepromi.ba.gov.br.

Esta edição tem como tema “As Lutas de Dandara e Zumbi pela Promoção da Igualdade Racial”, trazendo estas personalidades históricas como referências da resistência dos negros escravizados no país, além de dar visibilidade ao protagonismo das mulheres na luta pela liberdade. A chamada pública destina-se a atividades pela defesa dos direitos da população negra e dos povos e comunidades tradicionais, visando reduzir a pobreza e as vulnerabilidades sociais acometidas pela discriminação racial e intolerância religiosa...